quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Eleições 2012: Não é somente votar, tem que fiscalizar


Há poucos dias, milhões de brasileiros foram às urnas nos 23 estados e Distrito Federal para eleger prefeitos e vereadores das suas respectivas cidades. A maioria dos candidatos realizaram campanhas massivas nas redes sociais, compartilhando seu número e planos de governo ou propostas.

Além disso, ocorreram muitas manifestações populares na Internet sobre o assunto. Entre as correntes que observei tinham aqueles que pediam para os eleitores terem consciência na hora do voto, os que eram a favor de anular o voto e os que estavam pouco se lixando para a eleição em si, muito em função da desilusão com os políticos que vem nos envergonhando frequentemente nesse país.

Pois bem, apesar de ter segundo turno em algumas cidades, principalmente em capitais, como São Paulo, grande parte das pessoas costuma “esquecer” a política e só vem à tona para elas após dois anos quando ocorrerá a eleição (isso na minha opinião) para presidente, governadores, senadores e deputados. Penso que mais do que nunca temos que nos ligar nessa área e fiscalizar de perto os candidatos eleitos e os que disputarão o 2º turno também. E há algum tempo, temos fortes aliados: a Internet e as redes sociais.

Uma forma de fazer isso é imprimir ou guardar as propostas dos candidatos que postaram em suas páginas da Internet e tudo mais, pois é uma forma do eleitor cobrar seu vereador e prefeito com relação as suas promessas antes do pleito. Além disso, ter o email e o telefone, caso seja necessário, do gabinete político, que também é um canal de comunicação com o cidadão. Sei que muitos vão falar que eles nem olham esses canais e não respondem as pessoas, mas existem sim políticos que respondem (por meio de seus assessores) os questionamentos dos munícipes, por isso, é bom ter os contatos guardados. Além do mais, o cidadão pode acompanhar por meio do site das câmaras municipais ou da prefeitura o que está sendo realizado na cidade, bem como participar das sessões da câmara e, inclusive tem direito a palavra para se expressar, sugerir projetos e melhorias para seu bairro etc.

Resumindo, meios para fiscalizar e saber o andamento dos políticos na sua cidade existem, só diz que não sabe quem não vai atrás. Sei que escrevendo assim fica fácil, eu, por exemplo, não vou nas sessões da câmara ou mando email para políticos, porém busco no site da prefeitura da minha cidade saber o que está sendo realizado nela e também procuro passar para pessoas ligadas aos políticos os problemas do meu bairro e do município. Sei que parece pouco, mas se cada um fizesse sua parte, garanto que as coisas nesse aspecto estariam melhores. Também tenho consciência que muito desse desinteresse das pessoas com eleições e tudo mais se deve aos escândalos que vivenciamos com certa regularidade em nosso país, mas acredito que há uma luz no fim do túnel, como as condenações da maioria dos envolvidos no mensalão, por exemplo.

Portanto, você que já tem um novo prefeito e vereadores em sua cidade, não deixe eles fazerem o que querem, busque informação e cobrem eles quando necessário. E nos locais que terão segundo turno, analisem o passado de cada um, as propostas, se são viáveis ou não, os parceiros políticos e votem com convicção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário