quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Match.com a empresa disfarçada de Rede Social

Salve galera, antes de mais nada, Feliz Ano Novo para todos que aqui passam e que todos tenham paz, saúde e felicidades. Bom, nesse primeiro post do ano não foi eu quem escrevi, mas sim um amigo meu que está em Londres e como ele curte mídias sociais, pedi para que ele trouxesse umas novidades dessa área diretamente da Inglaterra para dar um aspecto diferente pro blog e trazer a visão de diferentes povos. Vamos alternar as postagens, mas como um dos intuito das redes sociais é compartilhamento de informações, aí está. Espero que gostem. Até mais.

É com você Bigtitos

Como esse é meu primeiro post aqui no Brunnofacts, quero me apresentar: me chamo Rafael Almeida, tenho 22 anos, sou publicitário, apaixonado por São Paulo mas morador de Londres, e agora também colaborador aqui e vou passar um pouco da minha visão de como as Redes Sociais funcionam fora do Brasil.

Uma das grandes diferenças entre nós Latinos e os Europeus, Americanos, Asiáticos e etc é o relacionamento e a interação com as pessoas, algumas pessoas podem se questionar, mas quando algum "Gringo" chega no Brasil ele logo se solta, claro que sim, afinal somos um dos povos mais amigáveis e receptivos do mundo com plena certeza.

Mas o que isso tem a ver com Redes Sociais, ou com a empresa que se disfarça de Rede Social? Esses povos tem uma grande dificuldade de se relacionar e pelo que observo aqui em Londres, os ingleses tem grande dificuldade para se relacionar, tenho impressão que as pessoas tem medo de se envolver com um desconhecido sem ao menos dar uma oportunidade de se abrir para um bate papo com a pessoa em questão.

Um dos fatos que me evidencia isso é que pego o ônibus todos os dias, no mesmo horário e consequentemente, com as mesmas pessoas e ninguém se fala, apenas se esconderem atrás de um jornal, livro, revista, mp3 players, smartphones e qualquer coisa que possa distanciar de uma simples conversa.

A parte mais estranha e inusitada é a forma com que as pessoas começaram a buscar por novos relacionamentos: através de um site de relacionamento, uma maneira menos conservadora, diferente e até mesmo perigosa se considerarmos que na internet quase tudo é moldado, as pessoas parecem mais interessantes, bonitas, cheias de amigos e sempre felizes.

Fonte da Imagem: www.oficinadamoda.com.br

Desde 1995 o Match.com, que é um site de relacionamentos, está no ar, hoje conta com mais de 20 milhões de usuários e em 24 países do mundo, considerado uma máquina de criar casais.

O site funciona da seguinte maneira: você cria o seu perfil, com suas características, hobbies, o que lê, o que ouve, com que trabalha, ambições, enfim um grande resumo sobre quem você é e o que busca em um parceiro. Outra característica do site muito relevante é a ferramenta de busca que é muito bem elaborada onde você consegue buscar a pessoa com o perfil mais próximo do que deseja, filtrando onde mora, como é, se tem filhos, foi casado ou não, com inúmeras características para achar o parceiro(a) ideal. E por fim, e muito importante, é que o Match.com não é de graça, você pode criar uma conta de graça, mas se quiser arriscar um papo ou um xaveco tem que pagar por isso, de graça você consegue pesquisar as pessoas até mesmo marcar essa pessoa como favorita para uma aproximação, mas se quiser algo mais sério tem que pagar, isso acaba sendo uma maneira de dar mais seriedade para o serviço, mas é bom lembrar que não evita que um golpista acabe se aproveitando da ferramenta.

Agora o grande debate sobre o Match.com é se ele é ou não é rede social?

Na minha opinião, não é Rede Social e sim um serviço de relacionamento Online onde o propósito não é criar um usuário fiel que utiliza a ferramenta demasiadamente e que tem por objetivo manter contatos com seus usuários.

Vale a pena ressaltar também que o Match.com tem também um blog onde eles relatam sobre casais que se conheceram no site e que deram certo.

Quem quiser conferir como funciona melhor mesmo sem pagar ou apenas para entender o funcionamento o site é:

ou para quem quiser apenas conhecer o blog e ver o relato dos usuários, agora casais é só acessar o seguinte link:

Agora o debate fica por conta de vocês é Rede Social ou não é? Vocês usariam uma ferramenta dessas ou a melhor forma de arrumar o amor da sua vida é no dia-a-dia?

Para quem quiser me seguir no twitter basta seguir o @bigtitos ou para quem quiser saber um pouco mais de Londres pode entrar também no http://bigtitos.wordpress.com

4 comentários:

  1. Rafael Almeida, rsrsr vulgo Titinho!!!!

    Muito bom o texto, vamos dizer que leio sempre o blog do Bruno, acho bem interessante.Até, já disse a ele, associo tudo que é de novidade e modernidade ao blog dele. Sempre que vejo algo novo espero que ele poste algo.

    Mas, sobre o site de relacionamento, porque pra mim também não é uma rede social e isso está virando moda inclusive no Brasil.
    Eu, sendo sincera, tenho um certo preconceito com isso, porque como vc mesmo disse, internet é ilusória e qualquer um pode se transformar em uma pessoa linda da noite pro dia. Sem contar que, eu adoro poder conversar com as pessoas cara a cara, fazer aquele status social AO VIVO e a Cores. Claro que ela proporciona vantagens, conversar pela can com um amigo que está em Londres, por exemplo, mas é um laço que já foi efetivado e não construído virtualmente.
    Tenho uma amiga, super inteligente, sabe o que quer, consegue se relacionar com homens, mas ela acha que pela internet ela tem mais chances de conseguir um perfil próximo e perfeito a ela do que pessoalmente.
    Não quero julgar a escolha de ninguém, mas essa nova mania de se relacionar não faz meu tipo.

    ResponderExcluir
  2. O match.com é muito conhecido aqui nos USA, conheço muita gente que se inscreveu. Também acho engraçado esse cultura "fria" dos americanos que preferem se relacionar online e em bares e clubs não dão a cara a bater!
    Bom dizem que é bom, mas eu não conheço nenhum casal que tenha se firmado por uma longa data que se conhecei no match.
    Rede social? Não, eu não acho que seja, quem está no site por bastante tempo é bem mau visto. rs

    ResponderExcluir
  3. Mas por que um site de relacionamento não pode ser uma rede social?
    Eu to perguntando isso porque eu não sei qual é a definição, se é que existe, de rede social. Vocês que estudam isso podem me ajudar.
    É legal pensar em como as redes sociais mais usadas hoje foram se transformando pelo uso encontrado pelos seus usuários, e não necessariamente pela forma como os desenvolvedores planejaram.

    Enfim, belo post! ;)

    ResponderExcluir
  4. Gabi, não quero ser eu o dono da verdade e muito menos que estou certo, mas a questão do Match.com no meu ponto de vista é o seguinte; O Match.com é um serviço de relacionamentos, o objetivo dele é selecionar perfis semelhantes ou almejados por seu usuários para encontrar um casal, onde eles acabam cobrando por essa ferramenta de busca.

    Em relação aos desenvolvedores eles planejam com a certeza de que os usuários vão utilizar as coisas de maneira diferente, com toda certeza.

    ResponderExcluir