segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O #mimi das pessoas nas redes sociais

Vivemos em um mundo muito corrido, em que temos diversas responsabilidades, somos cobrados diariamente pelos nossos chefes, clientes, parentes, entre outras pessoas do nosso cotidiano. Convivemos em um ambiente, em sua grande maioria, rodeado de estresse, o que nos deixa muito cansado e com a cabeça cheia. As redes sociais, nos últimos anos, surgiram como mais uma opção de válvula de escape para os indivíduos, pois além das possibilidades de compartilhamento de informações, fotos e vídeos, têm uma maneira descontraída e em alguns momentos até cômica, o que nos ajuda a tirar um pouco esse estresse e esquecer momentaneamente desse mundo agitado que vivemos.

Porém, contudo, todavia, venho observando alguns comportamentos que me incomodaram e me fizeram escrever esse post. As pessoas levam as coisas que postamos nas mídias sociais muito a sério, reclamam e criticam demais. Não se pode postar uma piada ou postar algo que determinadas pessoas não concordam que aparece um monte de gente com várias pedras na mão para lhe atirar. Calma gente, não precisa levar tão a sério as coisas na rede. Claro, que se forem conteúdos racistas, desrespeitosos ou algo similar, o indivíduo deve ser repreendido mesmo, caso contrário, não há motivo para revoltas.

Pessoas do mundo artístico são algumas que enfrentam esse problema, principalmente artistas que tem Twitter. O Bruno Mazzeo ao ver pela primeira vez o Luan Santana disse no seu perfil do Twitter que o cantor era a versão vesga do Wagner Moura, pois o cantor sertanejo realmente é estrábico. Depois de ter postado isso, ele recebeu milhares de tweets de fãs de Luan xingando e ofendendo ele pela declaração. Deixando de lado se você gosta ou não do Mazzeo, não vi nada demais no comentário dele, pois não interpretei o comentário como uma ofensa ou algo assim, visto que realmente o rapaz tem esse problema, o que não o impede de seguir sua vida normalmente, mas esse fato gerou e gera polêmica até hoje.

Fonte: http://parafernaliasvirtuais.files.wordpress.com/2011/05/e5f2_like_dislike_stamp_set.jpg?w=510&h=441 

Falando de exemplos de pessoas próximas a mim, o que eu já vi de brigas de amigos meus via rede social não é brincadeira e, às vezes, pessoas que nem te conhecem direito vem te criticar ou entra na conversa do nada. Em algumas ocasiões temos que ter bom senso, se é postada uma mensagem de certa pessoa e você não concorda, não precisa ficar batendo boca, principalmente se você não a conhece direito. Para isso foi criada a opção unfollow, no Twitter, ou ocultar publicações da pessoa em questão, no Facebook.

Tudo bem, que nas mídias sociais podemos ser mal interpretados porque não há como saber se a pessoa foi irônica, se falou a verdade etc, talvez, por conta disso ocorram esses fatos, mas por isso que eu acho que as pessoas devem ir com mais calma e com menos pedras na mão nas suas atitudes na rede. O mundo já é tão corrido e complicado, então para que complicar mais? Se bem que essa é uma opinião minha e posso estar equivocado em diversos pontos. Minha intenção não é causar polêmica ou julgar ninguém porque não tenho essa capacidade nem esse direito, só acho que partes dos usuários reclamam muito dos outros e fazem muito #mimimi. Para mim, as mídias sociais são um local ótimo para sabermos de notícias do dia-dia, postarmos fotos, vídeos e compartilhar informações relevantes, manter contato com amigos e não saber das lamentações dos outros.

Um depoimento da publicitária Ana Carolina Mori resumi bastante o que eu acho do uso das redes sociais e finaliza esse post. “Aposto que se você fizer uma pesquisa ampla, vai ver que as opiniões são muitas. Eu uso as redes sociais em busca de noticias, sou uma pessoa viciada em noticias e pra falar com meus amigos e não para ler mimimi, onde as pessoas estão ou se está legal ou péssimo o dia delas.”

6 comentários:

  1. Animal, Brunnão! Quase desisto das redes sociais, às vezes! Pqp... é osso!

    ResponderExcluir
  2. É bem por aí mesmo...
    Tem pessoas que a gente vê na rua de bermuda e camiseta mas que devem vestir até terno quando sentam na frente do computador, tamanha a seriedade com a qual eles encaram a web!
    :D

    ResponderExcluir
  3. Eu não concordo muito com essas colocações. Não precisa se preocupar, que não venho com mil pedras na mão. Só queria colocar mais um ponto de vista (não o único) na discussão.
    Como eu disse no começo, eu não concordo que as pessoas tenham que ser mais descontraídas nas redes sociais; na verdade eu acho que elas já são bem descontraídas. Mas eu acho que, em alguns momentos, as pessoas deveriam pensar um pouquinho mais ante de despejar por aí o que pensam. Quando as pessoas estão sozinhas em seus quartos/salas/banheiros, e só tem o computador de companhia, elas esquecem que estão falando para milhares de pessoas, e que essas pessoas podem ou não concordar com elas. Essas pessoas têm SIM responsabilidade por aquilo que estão dizendo ou compartilhando.
    Isso não quer dizer que eu discordo totalmente das coisas que você colocou. Não estou defendendo que as pessoas coloquem terno para usar o computador, como disse o resende. Pelo contrário. Eu também sou a favor de um ambiente descontraído, não só nas redes sociais, mas acho importante que as pessoas não esqueçam que a internet é só uma extensão do "mundo real" e que, mesmo de bermuda e chinelo, a gente tem que pensar no impacto das nossas ações.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo comentário gabi. A discussão realmente é válida e esse é meu ponto de vista, que para muitos podem estar errado, mas é oq eu vejo na minha rede, pode ser q nas das outras pessoas isso não ocorra e oq escrevi aqui não se encaixaria. Com relação a isso os dois posts mais lidos do meu blog fala exatamente oq vc disse, se quiser dar uma olhada está na parte superior do lado direito e acho q vai de acordo com oq vc disse.

    ResponderExcluir
  5. Grande Brunnão, parabéns por manter o blog sempre com conteúdo e discussões.

    Assim como a Gabi Tirelli eu também não concordo com esse seu ponto de vista. Cada dia que se passa as pessoas estão abusando da liberdade que elas têm na Internet, várias vezes já percebi comentários racistas, discriminatórios e de péssimo contexto. Não estou defendendo que a Internet seja uma coisa chata, onde as pessoas não possam transmitir seus pensamentos, sou apenas contra quem não tem nada a dizer e acaba defecando na rede.

    Um dos princípios da Anarquia é a sociedade livre e o respeito ao próximo, a Internet é um grande lugar, onde podemos nos expressar ainda, onde podemos divulgar ideias, trabalhos, sentimentos, entre outras coisas que possam ser relevantes, mas eu sinto que estamos perdendo esse espaço para a falta de respeito e acabando com um dos propósitos que é a rede de relacionamento.

    Se sabemos que temos uma audiência que gosta das nossas piadas, ofensas, humor negro podemos criar grupos secretos ou mensagens direcionadas para relatar sobre determinado assunto.

    Na internet não estamos livres de cumprir com nosso deveres e leis, exatamente por isso o respeito é a grande chave da longevidade.

    ResponderExcluir
  6. Sandriane dos Santos2 de agosto de 2011 às 20:47

    Bruno, realmente seu blog está cada dia melhor!!!
    E o mais legal é que você a cada post consegue desenvolver discussoes saudáveis e pertinentes com a realidade em que vivemos!

    Mas chega de #mimimi rsrsrs

    Nossa eu li o seu post e todos os comentários, acho que o Rafa, completou grandiosamente o post da GabiNa minha opinião, nào precisamos expor aos demais, usando seu exemplo, que o Luan Santana é vesgo, ou coisas do genero. Deixo claro que, não, não sou fã dele, mas não sabemos o quao incomodado ele fica com esse problema, o que não nos dá direito à comparaçoes. Pra mim, foi infeliz o post do Bruno Mazzeo.
    Nossa liberadado tem limite, e, prefiro mil vezes dizer que o dia ta lindo, que estou de mau humor, falar que estou indo pro banho, no face e no twitter do que ofensas e piadas mal intencionadas de algumas pessoas.
    E como você mesmo disse, existem recursos que permitem que não sejamos mais avisados dos post de certas pessoas, então quem nao gosto de ouvir eu dizer que fico feliz quando é sexta-feira, utilize esse recurso.
    Eu mesma faço isso, tem pessoas que so escrevem desgraça no face, não vou exclui-las, mas não quero mais ver quais a desgraça do dia que acordei, com isso, nao tenho mais as atualizaçoes dela.
    O certo mesmo é que cada um tem sua maneira de interpretar o que lê, diga-se de passagem, é bem diferente de falar, o que gera discussões desnecessárias dentro da internet, exposto à milhoes de pessoas.
    Precisamos entender que não precisamos viver em mundo "chato" por não podermos postar que a barriga de fulano é grande, mas que a "descontraçao" precisa vir acompanhada do respeito.
    Vivemos na sociedade do conehcimento, onde as informaçoes são de facéis acesso e nos proporcionam diferentes pontos de vista , mas precisamos aprender a dicernir fontes, relevancia e aproveitamento de tudo que chega a nós!

    Abçs

    ResponderExcluir