terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Chegou a nossa vez?

Como todos sabem Hosni Mubarak renunciou ao poder após 30 anos de governo no Egito. O povo que clamou pela queda do ditador, finalmente conseguiu derrubá-lo e a expectativa é que muita coisa mude no país africano.

A “Revolução do Nilo” como foi chamada, teve um grande aliado para que os manifestantes conseguissem êxito na causa: as mídias sociais. Digo isso porque muitos encontros foram organizados utilizando-se o Twitter e Facebook, conseguindo atingir boa parte da população. Outro meio utilizado pelos manifestantes foi o SMS. Mubarak até tentou censurar esses meios de comunicação, porém o barulho já tinha se espalhado pelo mundo e a imprensa passou a ter também um papel importante nesse contexto ao divulgar em demasia os acontecimentos.

Vendo o exemplo dos egípcios me veio à cabeça se não podíamos também fazer manifestações para tirar do poder pessoas como Sarney, Maluf, ACM Neto, dentre outros que durante muito tempo vem ludibriando o povo e fazendo com que o nosso país não cresça exatamente como ele pode e deve.  Tivemos um exemplo bom nas eleições do ano passado, que foi a aprovação da ficha limpa e que teve muita mobilização em busca de assinaturas por meio da internet e pressionou senadores, deputados e o então presidente Lula a aprovar a referida lei. Tudo bem que alguns políticos, que na teoria não poderiam se candidatar conseguiram se safar e foram até eleitos. Mas outros políticos não tiveram o mesmo êxito e ficaram de fora das eleições.

Acredito que como aconteceu no Egito, às mídias sociais podem ser um grande aliado do povo brasileiro para se manifestarem contra os políticos corruptos que freiam o crescimento do Brasil. Penso que ocorrerá um grande barulho em Brasília e mudanças tendem a ocorrer e também cabe a imprensa cumprir seu papel social de investigar, divulgar e apoiar essas iniciativas. Sei que pode parecer utopia minha, mas os políticos numa visão geral têm que se sentirem vigiados e saber que a população está observando eles, pois já que os órgãos responsáveis em fiscalizar essas pessoas são em muitas ocasiões coniventes, cabe a população cumprir a sua parte e tentar afastar essas do poder.

2 comentários:

  1. Todos comentam sobre o "poder das mídias sociais", mas só a utilizam pra falar de futilidades.
    Não que não seja extremamente delicioso falar besteira e fofocar no twitter e no facebook. Mas se temos esse grande poder em mãos, por que não usar para nos aliarmos às nossas causas???
    Posso ser utópica tbm, mas eu acredito!

    ResponderExcluir
  2. Vejo que no Brasil, ao contrário do que pensam muitos marqueteiros inclusive, está ocorrendo um processo de maturação política por parte da população. Tal cenário é normal se considerarmos o longo período ditatorial que estagnou esse processo. Não podemos esquecer que, históricamente, o fim da ditadura foi ontem.
    Mas o eleitor brasileiro vem demonstrando que está mais atento às propostas eleitorais e manifestando-se utilizando os recursos da tecnologia. Ainda não há ponto de decidir uma eleição, mas vem causando efeitos. Acredito sim que um dia chegaremos ao nivel de maturação a ponto de derrubar os "maus" políticos.
    Parabéns pelo post. Sem dúvida uma discussão pertinente!!

    ResponderExcluir