terça-feira, 2 de novembro de 2010

Na Internet também se fala de política

Depois de muitos meses, finalmente acabaram as eleições. Definidos os representantes do nosso país para os próximos quatro anos e, no caso dos senadores, oito anos. Encerrada esta etapa do que muitos chamam de processo eleitoral democrático, destaco que essa foi a primeira eleição onde foi permitido o uso da Internet.

Esta foi uma ótima experiência, na minha opinião, para que os candidatos pudessem apresentar suas propostas, interagir com seus eleitores e criar um vínculo com eles. Alguns políticos, além de usar a Internet em si para fazer propagandas, utilizaram as mídias sociais para disseminar sua campanha e conseguir votos, em especial o Twitter e Facebook.

Avalio que uma parte deles conseguiu utilizar bem estas ferramentas ao conversar e responder perguntas de seus seguidores, falar sobre suas propostas e até compartilhar um pouco sobre sua vida particular para mostrar que acima de tudo também são seres humanos, o que acredito que aproxima ainda mais as pessoas do candidato. Observei também que outros fizeram “twitcam” e criaram comunidades para obter maior apoio do eleitorado e mais votos, claro. Contudo, muitos não souberam aproveitar as mídias sociais para conseguirem votos e se aproximarem do seu eleitorado, pois apenas jogavam informações e não interagiram com o público, achando que somente estando em um Twitter ou Facebook já seria o suficiente, muito pelo contrário isto gerou rejeição e até perda de votos.

Outro aspecto bacana que vi nestas eleições no ambiente da Internet, foi que muitos jovens comentaram e argumentavam sobre a política, candidatos, propostas etc, o que me parece que há certo crescimento de interessa por parte da população jovem do Brasil por política, um fato que muita gente vem cobrando nos últimos anos, o que significa um grande passo já que dizem que os jovens são o futuro do país.

Então considero positiva esta primeira eleições com o uso da Internet e apesar de muitos candidatos não terem aproveitado esta oportunidade, outros conseguiram e, provavelmente, nas próximas eleições eles vão olhar com uma visão mais estratégica e bem articulada para este grandioso e importante meio de comunicação que é a Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário