Lembro que há cerca de cinco anos, após muitos pedidos dos meus amigos, entrei para o então desconhecido – para mim – Orkut. No começo, me senti perdido como em um primeiro dia de aula na nova escola, fui fuçando para me adaptar a essa nova ferramenta que passou a fazer parte do meu cotidiano, virou assunto para conversas com amigos e conhecidos etc.
Aos poucos fui me adaptando a ela e comecei a fazer novas amizades, mandar scraps, visitar os perfis das pessoas que eu possuía como amigo e as que também não faziam parte da minha rede, também ingressei em várias comunidades, deixava comentários e observava o que os usuários escreviam no Fórum da comunidade que me interessava.
Até meados de 2009, eu só utilizava somente o Orkut e o email neste aspecto, porém ao assistir a uma palestra sobre mídias sociais, em um Seminário de Comunicação, tive meu primeiro contato com o Twitter e as outras ferramentas, como Ning, Facebook etc e passei a me interessar sobre o assunto. Abri um perfil no Twitter e depois no Formspring – que não utilizo mais, porque enjoei -, e passei a explorar e me adaptar a estes dois meios de comunicação. Com o Twitter, me dei muito bem, curti demais e estou aprendendo ainda diversas coisas que ainda não descobri.
E o Orkut?? Pois é, caiu no ostracismo! Hahaha! Num sei se foi pelo fato de eu ter conhecido outras coisas ou se pelo fato do Orkut não ter inovado mais, no aspecto de dar mais interação a plataforma. O pessoal da Google até tentou dar uma melhorada. Dava avisos de quando você recebia novas mensagens, incluiu aplicativos, entre outras mudanças. Até aí, tudo bem, mas acredito que eles pecaram quando colocaram aquele novo Orkut, que ficou meio complicado e muitas pessoas não conseguiam se achar e algumas críticas passaram a ser feitas a estas mudanças e muitos usuários passaram a voltar utilizar o antigo Orkut, por estas razões e mais algumas que poderia ficar citando aqui por um bom tempo, esta mídia social perdeu o interesse para alguns.
Apesar de tudo isso, há diversos aspectos a considerar. Estima-se que cerca de 25 milhões de brasileiros utilizam o Orkut e o país é o primeiro em número de usuários; esta foi, para muitos, a primeira forma em que os usuários entraram para este mundo das mídias sociais e para muita gente, o Orkut foi a primeira oportunidade de ter um álbum de fotos para compartilhar com seus amigos, parentes, entre outros de forma gratuita, já que muitos não possuíam dinheiro para revelar suas fotos, um fator que, para mim, é importantíssimo, uma mescla de inclusão social e digital.
Há rumores também que a Google irá nos próximos anos encerrar as atividades do Orkut para o lançamento de uma nova mídia social para bater efetivamente de frente com a concorrente Facebook. Agora é esperar para ver o que acontece, mas para você fica uma pergunta: O Orkut já deu o que tinha que dar?
Nossa Bruno é vdd.. eu qse não tenho entrado mais no orkut.. acho que só pra ver alguns foruns de comunidades de meu interesse, o resto já perdeu a graça msm. agora fico mais no facebook..
ResponderExcluirbjssss
Orkut teve seu ponto alto, agora está em baixa. Pois, surgiram novas ferramentas. Pode-se comparar esse fenomeno as Boyband's. Cada hora é lançada uma. Faz sucesso, depois some da midia.
ResponderExcluirOrkut é pra pobre e facebook pra rico.
ResponderExcluirNão 'deu o que tinha que dar' porque os acessos ao Orkut ainda batem, de longe, os ao Twitter, Facebook e outras redes sociais no Brasil. No fundo, a parcela que 'migrou' do Orkut para Fb não é tão expressiva assim, e Twitter é mais utilizado (e querido) pelos profissionais da comunicação. Quem tenta usar o twitter como Orkut acaba se frustrando, pois a natureza e as ferramentas dos dois são completamente diferentes.
ResponderExcluirE acho o lançamento do novo Orkut válido, pois foi uma tentativa do Google de acompanhar a tendência do mercado, de ser mais interativo e tal. Acontece que a gente não gosta de mudança, é sempre difícil se acostumar, então, se eu já tenho um Fb, que é mto parecido com o Novo Orkut, não vou usar o segundo. Vou ficar com o velho mesmo, que já estou acostumada.
É isso, filosofei. Mas esse lance de falar que o Orkut ficou pra trás é esteriótipo, baseie-se em números que você verá que não é uma realidade do país.
Eu acho que orkut tá caindo sim, assim como o Explorer que é o navegador menos usado no Brasil (menos da metade da população utiliza) quando surgiu o Firefox e mais recentemente o Google Chrome! Era uma rede social única. O Twitter, o Face são redes interativas que foram pesquisadas antes de serem lançadas. Enfim, muita gente utiliza orkut, mas é só se conectar ao FB e ao Twitter que vão largar e a tendência é essa: sumir! Por isso vão deletar antes que vá à falência e fazer outra rede social. Vamos ver se arrebatadora! Acho que sim, pois o Google é inteligente e deve estar pesquisando algo bem do inovador!
ResponderExcluirÉ isso! Bom post! TAMOJUNTO!
Má, o orkut nunca foi uma rede social única. O Twitter foi criado em 2006, e o Facebook um pouco antes disso (mas só e 2006 foi aberto ao público em geral).
ResponderExcluirSó agora o povo brasileiro - frise, brasileiro! Lá fora Facebook e Myspace sempre foram os mais acessados - tá 'descobrindo' Twitter e Facebook, mas eles já existiam desde mto tempo atrás. Acho que esse 'boom' é fraquinho demais pra decretar o fim do Orkut.