quarta-feira, 6 de outubro de 2010

E a política vira assunto nas mídias sociais, mas até quando?


Estamos em uma época na qual um dos assuntos mais falados no Brasil é política. Nada de estranho já que na semana passada milhões de pessoas escolheram seus deputados federais e estaduais, governadores, senadores e presidente. Em alguns estados a disputa para governador foi para o segundo turno, assim como a de presidente – para frustração de alguns e alívio de outros.

Nas mídias sociais houve diversas manifestações, comentários, críticas e opiniões sobre as eleições e a política no nosso país. Acredito que foi a primeira vez que isto aconteceu neste meio e o mais importante foi a presença de muitos jovens se expressando sobre diversos aspectos relacionados a este tema, o que pode sinalizar o interesse deste público na causa e de acompanhar o que nossos políticos estão fazendo para o bem do Brasil. Na rede, eu observei diversas correntes, campanhas, opiniões etc sobre propostas e do caráter dos candidatos, um fato extremamente positivo porque quem for eleito verá que, agora, milhões de pessoas estão olhando seus passos não somente pela televisão, rádio, jornais e revistas, mas também pela Internet.

Porém me veio a cabeça uma dúvida e uma posição que me incomodou nos diálogos nas mídias sociais. A dúvida: será que toda esta galera ou a maioria que se manifestou na Internet cobrando mudanças e postura na nossa política continuará acompanhando as condutas dos candidatos eleitos durante seus mandatos, verificando o que estão fazendo de bom pelo seu país, estado e município? Será que a população sabe que todas as sessões nas câmaras de vereadores e nas assembléias legislativas são abertas ao público e que eles tomam decisões importantes com relação a projetos? Que são realizadas audiências públicas para consultar os cidadãos sobre medidas e assuntos controversos para que posteriormente se tornem Leis? Que todos os contratos com empresas contratadas por meio de licitações estão disponíveis para a população? Faço estas perguntas porque eu procuro me interar sobre o que acontece, pelo menos na minha cidade, sei que para muitos política é chata, mas ela está e sempre estará presente em nossas vidas, portanto temos que nos engajar na causa.

O incomodo que eu sinto, foi observar nas mídias sociais muitas pessoas criticando as outras por optar pelo candidato ou partido X ou Y. Cada um tem total direito de discordar do outro, porém deve respeitar a opinião das pessoas. Na minha modesta opinião, você pode expor argumentos concretos e convincentes para pelo menos gerar uma dúvida ou reflexão da pessoa para que ela possa comparar os dois pensamentos e rever sua posição. Mas o que vi, na maioria dos casos, foram pessoas confundirem liberdade de expressão com “quem não concorda comigo, está errado” ou algo nesta linha. Calma, todo mundo é diferente, existem pessoas que possuem pensamentos semelhantes e divergentes e a graça do ser humano é ser diferente, senão o mundo seria muito chato.

Então, achei positivo este movimento nas mídias sociais de manifestação de opiniões sobre a política no nosso país, principalmente pelos jovens, pois como os mais velhos dizem: “Somos o futuro do Brasil” e, sinceramente espero que este movimento não seja apenas temporário e que esteja em pauta frequentemente, menos na hora da diversão não, se não fica chato também!

Um comentário:

  1. Ô Brunão tbm espero que o pessoal continue acompanhando os candidatos após as eleições !!..
    Adorei o blog. Legal compartilhar suas idéias com o pessoal...

    ResponderExcluir