segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mídias Sociais também são vias de duas mãos


Hoje estava lendo as notícias nos mais diversos portais, como sempre faço diariamente. Eis que vejo uma notícia da empresa do empresário Eike Batista, a OGX, que dizia assim: “OGX anuncia nova descoberta em poço em Campos”. A matéria dizia que foi identificada presença de hidrocarbonetos no poço OGX-20, no bloco BM-C-41, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos e 100% pertencente à companhia. Só para vocês entenderem melhor, estas substâncias ao passar por processos químicos podem formar acumulações comerciais, como petróleo e gás natural, por exemplo, ou seja, o cara vai ganhar mais grana ainda.

Aí, cheguei em meu Twitter e coloquei a notícia na minha time line com a simples mensagem: “A OGX é do @eikebatista q tem a bunda virada pra lua!!hahahaha”. Para minha surpresa eis que o próprio me responde, após 5 minutos: “@brunnofr. E outras cositas mais”. Sim, é idiota, mas fiquei surpreso porque nunca imaginaria que ele fosse me responder, pois era apenas um twittada não muito interessante (pra ele acho que foi, pois respondeu). Depois eu respondi novamente pra ele, jurando que não obteria nova resposta e escrevi: “@eikebatista maas fico feliz q pelo menos a empresa é brasileira e investe aqui no Brasil!!Ao contrário da maioria” e novamente o cara me responde: “@brunnofr. Somos Mais Brasileiro que a Petrobras sabias?”.

Aonde quero chegar com isso? Começo a entender definitivamente o sucesso do Twitter, pois o interessante dele é esta interatividade e a possibilidade de falar com uma celebridade ou uma pessoa pública, por meio das mídias sociais, coisa que seria impossível se fosse por telefone, email etc. Eu, particularmente, não ligo muito se a pessoa me responde ou não, mas confesso que achei bacana ele ter me respondido e foi até de forma descontraída, mas outros usuários das redes sociais acham sensacional quando conversam com estas pessoas públicas e até, às vezes, se acham até intimas por ter conversado uma ou outra vez com elas e passam a tentar contato todos os dias. Eu acho engraçado e bacana isso e começo a entender o sucesso que o Twitter e outras mídias sociais possuem perante aos públicos, lógico que há outros atrativos, mas este, na minha opinião, é o mais importante.

O fato é que devemos ter limite, pois uma parcela destes usuários acham que só porque foram respondido uma ou outra vez podem ultrapassar a linha da intimidade com estas pessoas, claro, que não há como controlar estas atitudes e nem crítico quem faz isso, mas só penso que entra naquilo que chamamos de bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário