
Falar sobre redes sociais e inovação não é tão simples, pois trata-se de um tema muito amplo e que deve ser analisado minuciosamente para chegar em uma definição.Contudo tentarei expressar meu ponto de vista, separadamente, com relação aos assuntos.
As redes sociais nada mais são do que pessoas e estão presentes em todos os locais em que as elas se relacionam, no trabalho, na escola, na faculdade, entre outros locais de convívios. É possível construir diversas redes e estabelecer contatos com indivíduos diversos e que podem enriquecer o convívio social. Com o surgimento das mídias sociais, foi possível restabelecer redes perdidas, como amigos do colégio, que devido ao término ou mudança de escola deixamos de ter contato, e com esta ferramenta conseguimos novamente encontrá-los. Além disso, as mídias sociais permitem que façamos novas redes podendo estender o alcance de nossas atitudes, atividades, entre outras coisas. Com ela as informações se aproximam do que os portais na internet chamam de notícia em tempo real, pois é possível saber de um determinado fato momentos depois, por meio de um vídeo ou foto postada na internet.
Fazendo um link com as redes sociais, a inovação surge como aspecto importantíssimo neste contexto, pois inovar significa criar algo novo e não adaptar coisas já existentes. A inovação, na minha modesta opinião, tem como objetivo facilitar a vida das pessoas, nas mais diversas áreas. Na educação, as lousas digitais podem ser consideradas um método inovador, pois ao ser interligada a internet, permite levar os estudantes para diversos lugares do mundo, conhecer de forma 3D o corpo humano, assistir vídeos, escutar músicas, entre outros recursos, possibilitando aluno absorver de maneira mais fácil a matéria. Além disso, os educadores podem salvar o conteúdo produzido durante a aula ou leva - lá pronta em um pen drive e, depois passar a matéria para o email dos estudantes para que possam repassar em casa o que aprenderam. O surgimento das mídias sociais também criou uma maneira inovadora de se encontrar pessoas, relacionar marcas com consumidores, simpatizantes etc.
Hoje, criou-se uma nova forma de comunicação em que as pessoas vão se engajando cada vez mais e utilizando estes meios para fazer novos contatos e novas redes, contudo nada irá substituir a boa e velha roda de conversa, a mais velha das redes sociais da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário