terça-feira, 7 de setembro de 2010

Comportamento das pessoas nas redes sociais


Não se discute que com o surgimento da Internet o acesso à informação aumentou em proporções jamais pensadas, pois as pessoas conseguem encontrar praticamente tudo o que necessitam para seu entretenimento, para sua vida profissional, pessoal ou por outros motivos.

Outra mudança, é que a Internet fez com que a comunicação passasse a ser de duas vias, em que se permite que o receptor possa devolver a mensagem emitida, isto é comprovado com o surgimento das mídias sociais em que os usuários se manifestam sobre notícias, marcas, pessoas públicas, produtos, políticos, entre outros assuntos. Acredito que, neste canal de comunicação, as pessoas colocam para fora o que realmente estão sentindo sobre determinadas situações, visto que não há ninguém na sua frente para intimidá-las. Esta minha opinião se formou devido aos acontecimentos que observo na rede, principalmente no Twitter, em que os usuários reclamam sobre empresas que não entregam produto no prazo, políticos corruptos, divergências e até protestos em demasia com pessoas que expressam seu pensamento sobre um assunto polêmico.

Por um lado, este fato é bom porque mostra que os consumidores e as pessoas no geral são seres pensantes e têm voz ativa, porque as manifestações surtem efeitos, na maioria da vezes, tanto que as organizações estão entrando nas mídias sociais para gerir estes problemas e se relacionar melhor com o público integrante desta rede, fazendo com que os usuários sintam que estão sendo ouvidos. Porém, contudo, todavia, a rede pode criar o que podemos chamar de “monstrinhos virtuais” – ouvi isto de um palestrante cujo nome me foge agora-, visto que toda vez que eles estiverem insatisfeitos com algo, vão colocar a boca no trombone, sem tentar, primeiramente resolver o assunto de forma pacífica ou conversar com as pessoas ou com a marca e preferem se manifestar já pensando que irá pressionar os responsáveis a entrar em contato com ela para resolver a situação ou o impasse.

Como tudo na vida, existe os prós e contras, nessa situação penso que há mais fatos positivos, mas verifico com certeza uma mudança no comportamento das pessoas quando estão conectadas nas mídias sociais e expressam realmente o que pensam e isto deve ser verificado e levado em consideração pelas agências e organizações que realmente querem entrar nas mídias sociais, pois precisam observar minuciosamente o cenário para que não façam besteiras na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário