terça-feira, 22 de março de 2011

Existe privacidade nas mídias sociais?

Aqui estava eu pensando sobre o que escrever para o blog, enquanto acessava meu Facebook e ao ver os comentários e atualizações de status das pessoas, resolvi escrever esse post. Quando falamos quaisquer coisas nas mais diversas mídias sociais, pode ser que ninguém comente nada, mas a maioria lê. Às vezes aquilo que dizemos passa batido, porém pode ser que cause alguma reação, comentários, falatórios e as mais que conhecidas fofocas.

Sim, meus caros, existem esses tipos de situação em Facebook, Twitter etc, o que apelidei de fofocas virtuais ou situações criadas pelo virtual. Uma informação postada por um usuário pode perfeitamente gerar uma má interpretação por quem lê e existe a possibilidade de gerar algum tipo de comentário, ora maldoso, ora equivocado e que pode resultar em fofocas, rumores ou boatos. Quem nunca viu alguma discussão, brigas entre namorados ou alguém que foi tirar satisfação com uma pessoa por causa de algo escrito nas redes sociais sobre a sua pessoa? Bom, comigo já aconteceu isso e também já fui testemunha dessas situações. Já escutei coisas com tipo: “eu vou quebrar a cara daquela infeliz, você viu o que ela escreveu no Facebook?”. Ou: “postei que sai com a galera do trampo na sexta, no Twitter, não avisei minha namorada e brigamos feio”. Bom, estas situações são só alguns exemplos do que podem ocorrer nas mídias sociais.

Eu, particularmente, já passei por situações do tipo e estou procurando me policiar por enquanto – ficando claro que não deixei de usar, sou um usuário ativo das mídias sociais. Não acho nada de errado, quem compartilha tudo da sua vida na rede, mas caso alguma frase ou pensamento seja mal interpretado ou uma frase mal construída, existe a possibilidade de quem escreveu ter algum problema ou ocorrer comentários indesejados sobre o caso, pois quando algo está na Internet não há como negar porque se pode dar um “print screen” e salvar, imprimir a página e até “conseguir testemunhas”. Na vida real, se você fez uma coisa e ninguém viu, não há como provar ou torna-se mais difícil fazer isso. Já na Internet, é diferente e pode-se alcançar proporções inimagináveis.  Não é só nesse aspecto de fofoca que estou falando, por exemplo, se você foi a uma festa bacana e tirou várias fotos com caretas, copo de bebidas na mão, fazendo bagunça e por ventura possui colegas de trabalho ou até mesmo seu chefe no seu perfil de rede social, isso pode não pegar bem e ocasionar comentários pelas suas costas ou cara a cara mesmo, engraçados ou não, ou simplesmente não ocorrerá nada. Contudo, é um risco que o usuário deve ter consciência que tem.

Cada um utiliza seus perfis nas mídias sociais da maneira que deseja e o legal dela é essa interatividade e sua velocidade na chegada de informações. Não estou criticando ninguém por conta desse post a parar de falar sobre suas coisas do dia-dia ou algo assim, apenas relatei situações que observo por aí com relação à privacidade na Internet. Para mim, ela não existe muito, pois tudo o que se diz, pode ser armazenado, salvo etc e fica meio complicado lidar com certas situações. Mas aí deixo a pergunta para vocês: Existe privacidade nas mídias sociais?

5 comentários:

  1. Onde você diz:

    "se você foi a uma festa bacana e tirou várias fotos com caretas, copo de bebidas na mão, fazendo bagunça e por ventura possui colegas de trabalho ou até mesmo seu chefe no seu perfil de rede social, isso pode não pegar bem e ocasionar comentários pelas suas costas ou cara a cara mesmo, engraçados ou não, ou simplesmente não ocorrerá nada. Contudo, é um risco que o usuário deve ter consciência que tem."

    Eu vou além... Mesmo que você não esteja nas redes sociais as fotos com você em momentos particulares podem estar! Assim como comentários sobre o que você faz ou deixa de fazer.
    Veio para ficar, pode ter certeza disto, o melhor que podemos fazer é nos acostumarmos e nos educarmos para estas novas situações.

    ResponderExcluir
  2. Não existe privacidade, quem está na rede é pra ser visto e tem q lembrar que todo mundo lê as coisas.
    Mas é bem isso se vc saiu e tirou fotos num bar por exemplo outras pessoas podem postar a foto que vc está
    Fica difícil ter um perfil profissional e pessoal né
    Se quer privacidade em alguma coisa manda via mensagem... mas nunca vai escapar de ter uma foto publicada ou comentário... Ou se esconda do mundo rs

    ResponderExcluir
  3. Cara, muito pertinente seu post. É bem real isso e a coisa acaba tomando proporções além das que nós imaginamos. Pessoas acessam nosso perfil e traçam nossa personalidade baseadas nas informações que encontram, mas será que elas conseguem realmente saber quem somos a partir de apenas isso? As informações que passamos, como pensamentos, fotos, compartilhamento de arquivos e tudo mais podem sim ser reflexo de nós mesmos, mas há também a possibilidade de se projetar uma imagem almejada a partir daquilo que se posta. O cara que quer pagar de físico astrônomo, por ex, pode postar só coisas desse gênero sem nunca nem ter chegado perto da física ou da astronomia. A privacidade é realmente algo que está indo embora aos poucos e nós não temos a mínima noção da proporção que isso pode tomar. Mesmo você se anulando de redes sociais e do universo digital, alguém pode acabar postando uma foto sua ou coisas a seu respeito, ou seja, ninguém está imune. Imagino eu que num futuro próximo a privacidade vai ter preço e não vai ser barato. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Legal, Brunnão! É total verdade!!

    Eu mesma já peguei várias mentirinhas no face, por postagens de fotos, comentários, etc...
    Como também já apaguei várias coisas que postei, pensando num futuro, ou mesmo presente...

    Mas como um dos comentários disse... a internet é assim, além das mídias sociais... mesmo que você se exclua de tudo, alguém pode postar uma foto sua, ou comentário seu... o jeito é e policiar... muito bem!

    ResponderExcluir
  5. A Privacida existe sim, e essa privacidade parte do usuário, tudo que postamos tem um propósito, falta a sensibilidade para filtrar o que você escreve e o que você lê. Claro que também existe o ato de você criar faiscas, boatos propositais.

    Eu acredito que tudo que acontece com as pessoas é devido de como o usuário está interagindo com sua rede de relacionamento.

    A privacidade na rede é você quem faz, por isso o cuidado com o que falar, compartilhar, mostrar.

    ResponderExcluir