domingo, 13 de março de 2011

Qual é o valor da sua imagem?

Junto do carnaval, o assunto mais comentado das últimas duas semanas foi à propaganda da cerveja Devassa que tinha como protagonista uma pessoa que ninguém imaginaria: a cantora Sandy.

A propaganda e a notícia que a apontava como a protagonista pegou todo mundo de surpresa e rapidamente ganhou o Trending Topics no Twitter, diversos comentários no Facebook e em outras mídias sociais. Não é para menos, pois ela, na minha opinião, não tem nada a ver com a cerveja e muito menos com a palavra devassa. Digo isso, porque a Sandy ao longo de sua carreira construiu isso, uma mulher reservada, sensata e “certinha” em que muita gente respeitava e tudo mais, não que ela perderá o respeito, mas sua imagem pode ter ficado abalada.

Agora falando do ponto de vista da comunicação. Se os donos da cerveja quiseram chamar a atenção e ter o nome da Devassa sendo comentado nas mídias sociais e na grande imprensa, isso eles conseguiram com êxito. Porém, é preciso analisar e verificar se as menções referentes à marca foram positivas ou negativas porque se por ventura, ocorreu à segunda opção, o espaço da cerveja no mercado de bebidas, foi altamente comprometido.

No caso da Sandy, a vida é dela e ela faz o que bem entender e recebeu mais de 700 mil reais para fazer a campanha, valor muito maior do que ganhou a Paris Hilton para fazer a campanha passada. Contudo, ela tem uma imagem a zelar e um público fiel e que pode ter ficado espantado e desapontado com ela, que quer queira quer não, para alguns fans, ela serve como exemplo e tudo mais e ao vincular sua imagem com bebida e ainda mais com um lado devassa não soou bem. Apesar de tudo isso, ela ganhou uma bolada grande e provavelmente não está nem aí para o que falaram, mas é um assunto que mereceu um destaque.

Vejam abaixo o vídeo da campanha:



Ah, lembrei agora, ela em uma entrevista disse que não gostava de cerveja. Contraditório não?

3 comentários:

  1. Bacana sua página Bambu! Acho que ela foi a escolha errada, não por ter uma imagem criada de certinha e santa, mas pq ela não passa credibilidade. Não se podia esperar que ela fosse virgem e certinha para sempre, só acho que é um exagero chamar de Devassa. Todo mundo cresce, amadurece e muda, não se pode esperar que Miley Cyrus seja Hannah Montana para sempre, ou que a Sandy seja a Maria Chiquinha.

    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que foi uma excelente jogada de marketing para os dois lados. Um belo reposicionamento de marca.
    A campanha da Devassa com a Paris Hilton agradou o público masculino, mas soou um pouco machista. Com essa nova campanha eles suavizaram o lado Devassa e acredito que ganharam um novo olhar da sociedade.
    Para a Sandy também foi um reposicionamento. Ela está em uma nova fase da vida dela e não quer mais ser a “eu cresci agora sou mulher”.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que nenhuma das duas imagens foi prejudicada. Pelo contrário... a Sandy está até fofa na propaganda. Lógico que se fosse uma música de strip e ela quase pelada ia ser um impacto pros fãs. Mas a maneira que foi feita foi suave e ela está com o mesmo jeitinho.
    Foi uma puta jogada de marketing da cerveja! Quem não ouviu o nome "Devassa" por semanas?! E eu acho que ninguém deixaria de tomar a cerveja por causa da imagem da Sandy na propaganda. Apenas ouvimos o nome durante um bom tempo e, por isso, temos a tendência de pedir nos bares...
    Penso que a Devassa só fará propagandas com pessoas polêmicas... pensando mais no impacto do que na qualidade da mensagem de "sensualidade".
    No fim, a Sandy continua sendo fofa e a Devassa com propagandas polêmicas.

    ResponderExcluir