domingo, 26 de junho de 2011

No Facebook, marcas devem criar Fan Pages e não perfil

Quantas vezes você já não recebeu uma solicitação de amizades no seu Facebook de empresas querendo adicioná-lo? Não sei vocês, mas eu já recebi muitas e rejeito todas. Por quê? Porque marcas não devem criar perfil para poder interagir com os usuários, fazer seu merchandising ou qualquer tipo de ação nesse nível, pois para isso a empresa de Mark Zuckerberg possibilitou que desenvolvêssemos as chamadas Fan Pages, em português, páginas de fãs.

Fonte: http://www.masternewmedia.org/images/facebook_fan_page_how_create_id353768.jpg
O que são Fan Pages?

A maioria deve saber, mas para quem não sabe, as Fan Pages do Facebook podem ser criadas por qualquer pessoa e serve para representar uma entidade, marca, pessoa pública etc. É muito útil para que você possa divulgar sua página para todo mundo, possibilitando que os usuários tomem conhecimento de informações e notícias sobre seus produtos e serviços, além disso, é permitido enviar e compartilhar fotos e vídeos para incrementar mais a Fan Page.

Sempre que o usuário curtir sua página, aparecerá no mural do mesmo todas as atualizações dessa página. Aliás, o número de pessoas que podem curtir a página é ilimitado, já em um perfil, ele é limitado. Caso deseje, pode compartilhar essas informações com todos os seus contatos do Facebook, o que pode gerar mais pessoas tráfego para a Fan Page da sua marca. Também é permitido incluir aplicativos, feed de notícias, vídeos do YouTube. Ah, e a forma de mensurar fica mais fácil, uma vez que o Facebook lhe fornece estatísticas básicas, número de pessoas que curtiram uma postagem e também pelos comentários dos usuários.

Para simplificar mais o assunto, pessoas têm perfil, pois nele compartilhamos informações da nossa vida, fotos com amigos, vídeos engraçados e por aí vai. Para empresas, ter um perfil não compensa, pois não permite publicidade e gera certo incomodo por adicionar pessoas que nem conhecemos por isso, a Fan Page é a melhor escolha porque curti quem quer e por livre e espontânea vontade.

Na sua página de fãs, você também pode criar uma espécie de abas, separando por conteúdo que você julgue necessário estar em um local mais destacado. Aliás, muitas empresas fizeram das Fan Pages, seus sites institucionais. A partir disso se tem uma noção de como essa ferramenta está forte no mercado e nas mídias sociais.

Então, se a sua marca quer entrar no Facebook, crie uma Fan Page, caso ela tenha um perfil, mude para a página de fãs. Na realidade não é só uma opinião minha, mas de muita gente que entende e trabalha com redes sociais (não que eu seja um guru nessa área, longe disso) tem o mesmo posicionamento e realmente soa a melhor opção fazer isso.

3 comentários:

  1. tem como "converter" ou "importar" as pessoas que ja sao seus amigos do perfil, para a fan page? nao né?

    ResponderExcluir
  2. Então, não achei essa opção. Ma so que você pode fazer é recomendar a fan page para seus contatos, aí acredito que já ajuda! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Um problema a ser levantado é a falta de credibilidade destas fan pages... Explico.
    Recentemente fui completar o meu perfil do Facebook na esperança de facilitar o reencontro com amigos que eventualmente procurem por mim, neste procedimento eu acabei completando o campo de empregador com o nome da empresa onde atualmente trabalho e para minha surpresa esta semana recebi um e-mail do Facebook com a estatística da atualização semanal da "minha página do facebook" e adivinha qual é a minha página? Sim, sem querer eu CRIEI uma página da empresa onde trabalho! Agora preciso contar para o meu chefe... E eu pergunto, está certo isto, Arnaldo?

    ResponderExcluir