Foi lançada recentemente a nova rede social da Google, o Google+. A tentativa é tentar bater de frente com o Facebook e apagar o fracasso que foi o Google Buzz, como muito gente do meio Social Media criticou, e ganhar ou retomar o destaque nesse meio, como foi na era de glória do Orkut, que ainda é bastante usado diga-se de passagem.
Li uma matéria no portal IDG Now que faz um comparativo entre os prós e contras da nova rede social e tentarei resumir abaixo para vocês. O Google+ permite que você compartilhe fotos, link e vídeos com seus amigos, família e conhecidos. O novo serviço possibilita que você selecione para quais pessoas deseja enviar determinadas informações. Também oferece recursos de videoconferência e envio de mensagens instantâneas que podem ser compartilhadas com os grupos.
Circles
Esse recurso tem o objetivo de que o usuário compartilhe conteúdos em grupos constituídos por ele mesmo, de forma mais rápida, pois basta clicar e arrastar seus contatos para o grupo que você organizou, assim, faz com que você divulgue suas mensagens com o público com o qual tem interesse. É semelhante com as listas do Facebook, só que de maneira mais simplificada.
Barra de Tarefas
Possibilidade de integração do Google+ na barra de navegação do seu computador e a cada vez que tiver uma movimentação na rede, você é notificado permitindo que o usuário fique atualizado do que rola nela e navegar sem precisar voltar para a página inicial do Google+. Contudo, esse recurso na barra de tarefas pode te atrapalhar quando estiver trabalhando ou fazendo algo que necessite uma atenção redobrada, pois é um pouco irritante ficar recebendo notificações a todo o momento quando se está fazendo algo importante.
Liberação de dados
Ao acessar as configurações da rede social, o usuário acessará a uma página de remoção de contas Google, onde encontra-se a opção "Liberação de Dados", na qual você pode fazer o download dos seus dados dos álbuns do Picasa, Perfil, Google+, Buzz e Lista de contatos, semelhante ao novo recurso de download de informações do Facebook.
Bom, eu ainda não tive acesso ao Google+, pois está disponível para um número limitado de usuários por enquanto, mas vou esperar pra ver e depois escrevo um post mais apurado e com minha opinião. Quem já teve acesso, por favor compartilhe sua experiência.
O que seria esse Google +1 nas páginas de busca do Google?! Ai ai muito complexo isso!!!
ResponderExcluirOi Carol, é uma maneira que o Google bolou para que o usuário determine o que é relevante, ao mesmo tempo será uma espécie de delici.ous do Google. No perfil do Google+ aparecerá as páginas que você clicou no +1 (como se você tivesse favoritado).
ResponderExcluirBrunno, gostei do resumo, gosto mais ainda porque talvez eu goste mais do plus do que do FB, vamos acompanhar... Eu vi uma página do plus e achei bem bacana e seria mais ainda se o buzz fosse popular, já que o plus agrega os principais serviços Google.
:D
Ae, obrigado por ajudar a responder a dúvida Giovanna. É, gosto de tudo que é novo e sempre a tendência é um superar o outro ou evoluir mesmo né? e nós usuários de redes sociais agradecemos!
ResponderExcluirObrigado pela visita!