quinta-feira, 16 de junho de 2011

Boas ferramentas para métricas em redes sociais

Muitas marcas aderiram ao mundo das mídias sociais por diversos motivos e o investimento nessa ferramenta vem crescendo nos últimos anos. Contudo,  elas precisam mensurar como está sendo sua atuação na rede e o que as pessoas estão falando delas, até mesmo para justificar para a alta administração todo o dinheiro que está sendo investido.

Para isso, cito abaixo e compartilho com vocês algumas ferramentas de métricas que tomei conhecimento ao fazer um trabalho juntamente com os colegas do grupo de estudos de redes sociais da qual faço parte (Inovadores ESPM). Cada ferramenta tem sua particularidade e ajudam a mensurar e oferecer informações valiosas sobre a sua marca para que, se necessário, a empresa desenvolva alguma ação a respeito.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_KwBBlc-9zVE/TKpUkgVLFLI/AAAAAAAABQQ/TRKx23_svT0/s1600/metricas+para+redes+sociais.jpg

Bom, vamos lá:

SocialMetrix

Monitora blogs, fóruns, redes sociais, sites de reviews e meios tradicionais on-line, captura tanto comentários e opiniões das pessoas como publicações e artigos dos meios tradicionais on-line.  É possível solicitar um demo da ferramenta para teste.

BrandsEye

A ferramenta monitora a presença online das marcas em tempo real e fornece uma pontuação e relatórios da reputação da sua marca e de seus competidores. Possibilita a realização de pesquisa de mercado em profundidade e a identificar riscos e oportunidades de alavancar negócios.

PostRank

Capta onde e quando histórias geraram comentários, tweets, bookmarks etc. É utilizada para medir influência e alcance de audiência. Fornece dados de engajamento social e mede a atividade real do usuário, sendo um indicador mais preciso da relevância e influência de um site, marca, figura pública etc.

Radian6

Ferramenta online para monitoramento e engajamento que permite a análise de conversas relevantes que estão acontecendo sobre a sua marca em tempo real. A ferramenta fornece gráficos.

TwitterCounter

Acompanha o crescimento de seus followers no Twitter.

Scup


Ferramenta online que monitora os acontecimentos do Twitter, Blogs, Flickr, YouTube, Yahoo Respostas e outros serviços a partir de palavras-chaves selecionadas. Possibilita a identificação de fãs, agressores, oportunidades e ameaças. Os dados são apresentados em gráfico.

Existem outras ferramentas, que são gratuitas, como a busca do Tweetdeck, o addictomatic, e 48ers, por exemplo, além do conhecidissímo Google Analytics. Não fornecem tantas informações como as citadas acima (fora a ferramenta do Google), mas possibilitam termos uma noção sobre o que está sendo dito sobre uma determinada marca nas mídias sociais.

Contribuiram para esse post: @brunnofr , @viniciccarelli, @fluida_mobile, @danny_miranda, @cauekalmus e @julianokimura.

2 comentários: