![]() |
Fonte: http://www.techlider.com.br/wp-content/uploads/2010/06/redes-sociais-no-trabalho-300x300.jpg |
Li nessa semana uma matéria no site IDG NOW, que fala sobre a perda de produtividade causada pelo uso das redes sociais e que o prejuízo chega a ser de cerca de 10 mil dólares por funcionário, segundo pesquisa do instituto uSamp com 500 trabalhadores, nos Estados Unidos. Sei que é um estudo realizado nos EUA, mas minha pergunta é: As mídias sociais atrapalham sua produtividade no trabalho?
De acordo com a pesquisa, 60% das interrupções no trabalho envolvem as ferramentas como o Facebook, Twitter, e-mail, Messenger etc. Assim, 45% dos empregados não conseguem trabalhar nem 15 minutos sem sofrerem interrupções, sendo que 53% perdem pelo menos uma hora por dia com esse tipo de distração.
Na minha opinião, isso varia de pessoa. Onde eu trabalho, desempenho diversas atividades e uma delas é trabalhar com redes sociais, mas tenho outras que demandam também muito tempo e dedicação. Apesar disso, consigo administrar perfeitamente meu tempo e utilizar a ferramenta não me atrapalha em nada no meu dia-dia. A questão é que o vício ou a necessidade de entrar no seu Facebook ou Twitter, por exemplo, não pode interferir na sua tarefa, pois podem gerar broncas do seu chefe, atrasar o trabalho de outras pessoas que dependem do seu.
Finalizando o assunto, penso que não há problemas em usar as mídias sociais no trabalho, pois é uma ferramenta legal e que nos ajuda a ficar informados das notícias, interagirmos com as pessoas, manter contato com amigos e também para nos entreter. Mas é só ter um cuidado maior com relação às suas tarefas e que ao se distrair por conta do uso dessa ferramenta, isso não interfira no seu trabalho e não prejudique nem você e aos seus colegas de trabalho, mas para mim, é questão de saber administrar seu tempo e ter comprometimento.
E para você, as mídias sociais podem atrapalhar a produtividade no trabalho? Ou ela pode afetar de uma maneira positiva? Opinem!