domingo, 15 de maio de 2011

Churrasco “Gente Diferenciada” tem grande público e mostra o poder das mídias sociais


Nesse sábado, 14/5, em Higienópolis, na região central de São Paulo, aconteceu o churrasco “Gente Diferenciada”, que ocorreu por conta da iniciativa dos moradores de vetar a instalação de uma estação de metrô no bairro.

E mais uma vez as mídias sociais foram às grandes responsáveis para que ocorresse esse evento.  Organizado, principalmente via Twitter e Facebook, o churrasco levou às ruas centenas de manifestantes que foram protestar contra a atitude dos moradores de Higienópolis. A ideia de fazer o evento surgiu na rede, após entrevistas e depoimentos de moradores da região contrários a vinda do metrô. 

Entre as justificativas, estavam que o local iria se desvalorizar porque a estação iria trazer muita “gente diferenciada. Aumento de violência, consumo de drogas, também foram outros argumentos utilizados pelos habitantes do bairro para justificar a posição contrária de receber a estação. Eles até fizeram um abaixo-assinado com cerca de 3.500 assinaturas de pessoas contrárias a obra e a pressão parece que deu certo, pois o Metrô alterou o projeto e, por enquanto, não haverá uma estação nesse bairro. As declarações foi assunto na Internet durante toda semana, sendo que a grande mídia deu bastante destaque para o ocorrido.
Os participantes levaram uma churrasqueira, fizeram o churrasco, levaram cartazes de protestos, utilizaram uma catraca e colocaram fogo nela para também fazer churrasco, enfim fizeram certo “Auê” na região e mostraram toda a indignação contra as declarações dos moradores.

Manifestantes protestam no bairro Higienópolis. Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2011/05/gente-diferenciada-em-sp-protesto-bem-humorado-fecha-rua-em-higienopolis/image_preview
Citarei dois exemplos de manifestações organizadas pela Internet e que ocorreram de fato. A primeira foi o “twittaço” em protesto ao aumento da passagem de ônibus em São Paulo (também ocorreu em outras capitais do país), no qual internautas insatisfeitos com o reajuste na tarifa se organizaram via Twitter e foi até as ruas e à prefeitura protestar contra a medida. Outra mobilização interessante, foi em 2010, quando por conta da grande pressão da opinião pública, principalmente nas redes sociais, foi aprovada a Lei da Ficha Limpa, em que candidatos com problemas judiciais e tudo mais não poderiam concorrer a cargos públicos.

Voltando ao churrasco, não sabemos se o ato vai mudar a decisão do Governo do Estado de implantar a estação no bairro, mas a manifestação fez barulho e mais uma vez mostrou o poder das mídias sociais em mobilizar as pessoas com relação a assuntos relevantes no nosso país. 

E você, o que achou dessa manifestação? Opinem!

2 comentários:

  1. Eu adorei o churrasco, junto com a manifestação! Como que 3500 pessoas decidem se tem um metro ali ou não?! Absurdo! Ainda mais pelas causas das assinaturas dos moradores!!! Se fosse causas estruturais, ok! Mas não são... bando de fresco! O churrascão mostrou que o povo tem voz! Isso ai! As redes sociais são foda! :p

    ResponderExcluir
  2. aaaaeee Má...nossa super apoiei o que vc escreveu
    Aliás, queria muito ter ido! Uhuuuu
    Muito bom saber que as mídias sociais estão sendo usadas por uma boa causa, e não apenas para frases e comprtamentos fúteis!! e espero que continue assim!
    E simmm, eu sou gente diferenciada!

    ResponderExcluir