quarta-feira, 18 de julho de 2012

“Perdi meu amor na balada”: Pura jogada de marketing da Nokia

Há uns dias atrás explodiu na internet e, principalmente nas redes sociais, um vídeo de um rapaz e que supostamente conheceu uma garota de nome Fernanda, em uma balada no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Daniel, como se apresenta no vídeo, disse que ao ver a moça foi amor a primeira vista e tal e que a garota lhe deu seu número de telefone em um pedaço de papel, pois estava de saída do lugar. Porém, Daniel perdeu o pedaço de papel com o telefone dela. “Desesperado” e seguindo o conselho de algumas pessoas fez um vídeo e publicou na Internet pedindo ajuda das pessoas sobre o paradeiro ou informações que o levasse até Fernanda, pois disse que por amor vale tudo e que já não conseguia dormir.

Pois bem, nem preciso dizer que o vídeo fez muito sucesso nas redes sociais, principalmente por ser uma situação incomum. Quando você viu um cara fazer uma coisa dessas e se declarar para uma pessoa que ele conheceu em uma balada e tudo mais? O vídeo foi compartilhado por milhares de pessoas e foi criada até uma fã Page com o nome “Perdi meu amor na balada” e que também têm muitas pessoas que curtiram a página. 


O vídeo causou um burburinho muito grande na Internet, contudo muita gente, principalmente da área de comunicação começou a desconfiar do vídeo e questionou se não seria uma bela ação publicitária. Inicialmente, achou-se que era uma ação do site de relacionamentos “Segunda Chance” porque em um dos primeiros comentários do vídeo a pessoa sugere que Daniel se cadastre nesse portal, pois poderia ajudar na sua busca. Só que momentos depois, o próprio dono do site desmentiu essa possibilidade e disse que apenas identificou uma oportunidade para seu negócio. Também foi associada a uma campanha da casa noturna de Pinheiros, onde o rapaz teria conhecido Fernanda.


Se vocês perceberam, pelo que escrevi estou meio que desconfiando desse vídeo e realmente estou não que eu seja um coração de pedra ou acho brega, muito pelo contrário acho bacana essas coisas, mas existem fatos que me deixaram desconfiados. Primeiro: fiz comunicação social (sou formado em Relações Públicas) e me parece uma ação muito bem arquitetada, com planejamento, público alvo definido e tudo mais; tenho muitos amigos publicitários e da área que também afirmam que é uma jogada de marketing; nos sites especializados de comunicação que acesso todos acreditam nisso também e inclusive dão algumas dicas do porque esse vídeo é uma jogada de marketing.

Em uma situação real, a gente sempre gagueja ou trocamos palavras e tudo mais. Apesar de o rapaz parecer agir naturalmente, ele vai de uma só vez, não se complica em nada e até parece ser convincente, mas é muito estranho. Outra coisa, pode até acontecer, mas anotar o telefone de uma pessoa em um pedaço de papel em 2012? O cara não tem celular? E outra, se eu me apaixonasse por alguém e tivesse o número dela anotado, ficaria com ele em mãos ou no bolso ou na carteira até chegar em casa e passar o número para um local mais seguro. A descrição da moça também “facilitou” bastante não é? Afinal, existem pouquíssimas Fernanda´s em Sampa de pele clara, cabelos lisos, olhos claros, magra e aparentemente com 28 anos de idade. Sinceramente, teria que ter maiores detalhes. Em uma das matérias que li, fizeram uma abordagem interessante. O cara criou uma fã Page (até aí, normal) lançou uma campanha para o Brasil inteiro e ainda gastou grana com publicidade para promover sua página?

Depois, foi lançado outro vídeo no qual Daniel recebeu uma informação muito quente de que Fernanda trabalhava em certo local, aí ele foi com buque de flores, músicos e tudo mais ao encontro de sua amada, só que a informação era falsa e ele saiu “desapontado” do lugar. Esse fato fez com que as pessoas começassem a desconfiar que algo estava errado.

Por fim, o mistério acabou e realmente era uma grande jogada publicitária da marca  Nokia para promover o novo modelo de celular da empresa. É, o encanto acabou e se você acreditou no vídeo, você foi enganado, mas tudo bem ninguém vai morrer por isso, mas tenho que parabenizar os envolvidos na ação, pois foram sensacionais, não é fácil engajar tantas pessoas em uma ação como essa e mobiliza-lás desse jeito. Contudo, ao final da revelação da ação, muita gente se revoltou e postou muitas mensagens negativas, pois se sentiram enganadas, o que acho totalmente compreensível.


Agora com os vídeos que coloquei sobre a ação, tirem suas conclusões.

2 comentários:

  1. Vou falar.

    Eu achei, no primeiro vídeo, que pudesse ser real.
    Mesmo ouvindo várias pessoas achando que não eu confesso que fui levada pela situação. (apesar dos muitos absurdos rs...)

    No segundo vídeo era fácil sacar que era jogada de mkt. Pq ele foi mais "burro" que no primeiro rs..

    Agora, todo esse burburinho que causou valeu mas eu achei mta mídia pra pouco produto. Achei que a camera mega poderosa do novo aparelho foi mto pouco pro tanto de visibilidade que tiveram.

    Não achei que brincaram com o amor como muitos disseram, mas que o produto foi menos que a propaganda, isso eu achei.

    beijooo

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    1. Eu no começo achei meio estranho, mas depois comecei ver gente falando q era publicidade e talz, mas o segundo vídeo ficou muito na cara.

      De qualquer forma foi uma boa movimentação na rede!

      Obrigado pelo comentário lau e malz a demora pra responder!

      bjo bjo!

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