Algumas semana atrás rolou o Social Media Week em vários lugares no mundo, como estou em Londres resolvi ir conferir o que rolou na semana por aqui. Logo no primeiro dia, uma das primeiras palestras foi a respeito do perfil do profissional de Social Media, sobre quem é esse profissional, quais são suas características e como ele é formado.
Claro que para um tema como esse não basta ter a opinião de um profissional de Social Media, mas também de consultores na área de marketing e recrutadores. Essa palestra teve a participação de uma galera de peso assim como Kathryn Corrik (@kcorrick), consultora em Digital Media, Rebecca Gloyne (@beckyfolb) Gerente Global de Aquisição de Talentos da Nokia, Charlie Elise Duff (@charlie_elise) Gerente de Comunidade na Brave New Talent, Ruxandra Fratescu (@rruxx) Consultora de Recrutamento e Niall Cook (@niallcook) Cofundador da Sociagility.
Pra quem quiser o perfil dessa galera com Twitter e Linkedin estará disponível no final do post.
Bom, mas o que essa galera propôs foi debater qual o perfil do profissional de Social Media e onde o mesmo é formado.
A conclusão que cheguei e que me surpreendeu em relação a formação do profissional, que o profissional essencialmente não é formado na faculdade e basicamente a empresa acaba sendo fundamental na formação do mesmo. Todos sabemos que esse mercado já é uma realidade, mas que alguns estão tentando se aprimorar, outros ainda são cautelosos, mas infelizmente a faculdade ainda não está fazendo o seu papel. Outro ponto muito discutido entre os profissionais é que as faculdades focam em mídias diretas e acabam não ensinando a comunicar de forma geral, comunicar bem, comunicar independentemente de uma mídia especifica.
Outro buraco que os consultores, profissionais da área e, principalmente os recrutadores discutiram e chegaram em um comum acordo é que as faculdades e universidades não tem direcionado o aluno para o campo de atuação correto, falta suporte para ajudar o aluno se aprimorar e se especializar em um área específica no mercado da comunicação e do marketing.
Claro que não basta colocarmos a culpa nas faculdades e universidades, mas também no aluno. O aluno de comunicação também é responsável por cobrar seus professores e chefes, afinal Social Media é uma ferramenta que é tão recente para os docentes como para os alunos.
Agora falando especificamente do profissional de Social Media o perfil é muito fácil de ser traçado e basicamente tem algumas características que esse profissional tem que ter, como por exemplo:
• Ligado em tendências;
• Influenciador;
• Persuasivo.
• Objetivo
• Excelente comunicação
Essas características são muito importantes para um comunicador em geral, mas para o profissional de Social Media são requisitos.
Claro que uma coisa que é muito importante citar aqui é que as próprias empresas já entenderam essa falta de profissionais realmente especializados no mercado de trabalho e que elas estão dispostas a "educar" e profissionalizar os novos profissionais por conta da importância para ambos os lados.
A industria do Social Media cresce a cada dia e necessita de mais profissionais especializados, é uma grande oportunidade para muitos profissionais da área de comunicação, basta sabermos como agarrar e principalmente se firmar nesse mercado.
Minha grande dúvida é até quando as empresas vão estar dispostas a aceitarem esses profissionais sem experiência e também quanto tempo vai levar para as faculdades desenvolverem uma nova grade de ensino onde englobe os novos meios de comunicação?
Por Rafael Almeida (@bigtitos)
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