O sonho da maioria dos publicitários e de quem trabalha nessa área é produzir uma publicidade viral (que são técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca), ou seja, fazer com que as pessoas divulguem seu vídeo ou algo relacionado. Porém, essa é uma tarefa muito complicada ainda mais na internet, onde as coisas não são facilmente manipuladas como na TV e rádio em que você é “obrigado” a assistir ou ouvir determinadas propagandas.
Muitas vezes, a propaganda é até realizada com o conceito certo, contudo não vai garantir que se torne viral. Nas redes sociais vídeos bizarros se tornaram viral, como por exemplo, o “Aham, senta lá Cláudia”, da Xuxa, em 1900 e la vai bolinha ou os “Bons Drinks” da Luisa Marilac. Bom, vamos ao foco do post.
Recentemente, foi veiculada na Paraíba, uma propaganda de um novo empreendimento voltado para as classes A e B, protagonizado pelo colunista social Gerardo Rabello. Quase no final do anúncio ele diz que o novo empreendimento é tão bom que ele convocou toda a família e adicionou: “menos minha filha Luiza, que está no Canadá, fazendo intercâmbio. Em pouco tempo, a frase começou a fazer sucesso nas redes sociais e até foram criadas hashtags (#) com ela.
O músico Lenine fez um show, em João Pessoa na semana passada, e agradeceu à todos que foram ao show, “menos Luiza, que está no Canadá. Empresas também enxergaram uma oportunidade nisso. O ex-jogador Ronaldo, que trabalha pra Claro postou no seu twitter: “Tá todo mundo participando do Desafio Claro. Menos Luisa, que está no Canadá”. O perfil da TAM postou a seguinte mensagem também no Twitter: “A Luiza está no Canadá, mas se você prefere ir para a Europa, com o nosso promocode você ganha 15% de desconto p/ voar até 15/04”. Ou seja, as empresas viram uma oportunidade nesse acontecimento e foram rápidas em elaborar ações para fazer negócios.
Já com relação ao empreendimento paraibano, segundo a reportagem do portal Época Negócios, a empresa responsável vendeu três apartamentos em seis dias, ainda de acordo com a reportagem, a garota Luiza foi contratada para um novo comercial e receberá um cachê quatro vezes maior que do seu pai, nada mal não é?
O fato é que fazer viral não é simples, acredito também que não há receita de bolo para isso e na Internet as coisas são espontâneas, ocorrem do nada. Não sei se os responsáveis da propaganda imaginavam isso, mas deram sorte porque a ação que eles fizeram superou as expectativas. Para quem não viu a propaganda, segue o vídeo abaixo.
Por @brunnofr
Com certeza, o empreendimento ficou conhecido Brasil a fora, mas talvez não será recorde de vendas... Quero dizer que, os publicitários conseguiram realizar o trabalho de divulgar o negócio, mas será que isso é suficiente pro sucesso das venda$? (fica a dica pra refletir)
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