Os tamanhos das fotos postadas e compartilhadas estão maiores e ficaram bem mais visíveis para seus amigos. Também é possível ver a tradução de uma postagem de um amigo seu em inglês ao clicar na opção “tradução”. Outra mudança, que agora está mais explícita são os históricos patrocinados, que são as propagandas das empresas no Facebook, o que gerou muita reclamação dos usuários. Essas propagandas já estavam presentes antes das mudanças, mas agora está em uma escala maior e na home da pessoa.
A maior reclamação e me incluo nessa, foi com relação à barra de rolagem no canto superior direito do computador, onde mostram as atualizações de status, comentários e o que os seus amigos curtiram. Esse recurso é atualizado em tempo real e ficar aparecendo na tela do usuário a todo o momento, o que gera certo incomodo.
![]() |
Novo layout do Facebook - fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/usuarios-desaprovam-mudancas-no-facebook-21092011-26.shl |
Alguns dizem que com as mudanças, está ocorrendo a Orkutização do Facebook, expressão que algumas pessoas da área acham ofensiva ou inapropriada, outros acreditam que “em time que está ganhando não se mexe” e existe também uma corrente que defende as mudanças e curtiram as mesmas.
Na minha simples opinião, sou também da ideia de que “em time que está ganhando não se mexe”, pois todos estavam acostumados com um sistema e mudou, como foi feito no Orkut que estava de um jeito e depois foi totalmente modificado, claro que guardadas as devidas proporções, a empresa de Zuckerberg traçou uma linha de raciocínio e, principalmente pretende lucrar mais dinheiro com a rede, como a utilização do histórico patrocinado, por exemplo, e todas essas modificações fora planejadas.
Também penso que a barra de rolagem não foi uma boa opção, porque as pessoas ficam sabendo literalmente de tudo que você faz no Facebook, não sei se essa foi à intenção da empresa de Zuckeberg, mas muita gente achou esse recurso totalmente desnecessário.
Agora resta saber, a opinião das pessoas nos Estados Unidos e de outros países onde ocorreram essas mudanças, talvez lá eles utilizem o Facebook de uma maneira diferente e podem ter gostado das inovações. Mas e você, o que achou das modificações no Facebook? Dê sua opinião.